O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, em publicação nas redes sociais, que o antigo Hospital Espanhol deixou de atender pacientes com diagnóstico de Covid-19 e outras síndromes respiratórias para ampliar seu espectro de atuação. A partir de agora, os 246 leitos, sendo 70 de UTI, estarão progressivamente à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressalta que a abertura dessa unidade resolve duas questões imediatamente e que, em breve, com a abertura do Hospital Ortopédico, teremos um cenário mais ágil de atendimento dos casos mais graves. 

A unidade contará com mais de 900 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, sendo gerida pela Fundação Fabamed. Dentre as especialidades médicas que estarão à disposição dos pacientes internados, destaque para a cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. 

No que tange a equipe multiprofissional, haverá fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.