O brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, de 34 anos, fugiu da prisão nos Estados Unidos (EUA) após ser condenado pelo assassinato de sua ex-companheira. Desde então, seu desaparecimento tem causado tensão e pânico na comunidade norte-americana. Escolas da região de Chester, onde aconteceu a fuga, chegaram a ser fechadas. Segundo as autoridades policiais da Filadélfia, o jardim botânico Longwood Gardens, uma das maiores atrações turísticas da região, foi fechado “até segunda ordem” porque Danilo teria sido visto nas proximidades do local.

De acordo com autoridades norte-americanas, ele estaria desesperado e cansado, por causa da fuga que se estende há oito dias.

Apesar disso, o terror causado pelo brasileiro toma conta de moradores da região de Chester, onde fica a prisão que ele fugiu. Ryan Drummond, de Pocopson Township, acredita que viu o brasileiro dentro de sua casa. Ele relatou que Cavalcante aparentava calma e saiu do local tranquilamente antes de a polícia chegar.

“O que eu decidi fazer foi ligar e desligar a luz três, quatro ou cinco vezes, fazer uma pausa. Então, ele ligou a luz do andar de baixo três ou quatro vezes, que foi o momento de: ‘Oh, meu Deus, esse cara está lá embaixo’”, afirmou Drummond. “Eu o vi metodicamente, sem pânico, ir embora pela cozinha”, completou.

Há ainda um vídeo divulgado pela polícia estadunidense que mostra a fuga do brasileiro. Autoridades da Pensilvânia, nos EUA, inclusive acreditam que ele pode ter recebido ajuda de familiares.

Cavalcante é um homem de 1,80 metro de altura, pesa em torno de 50 quilos, e possui cabelos pretos e olhos castanhos. De acordo com o jornal Philadelphia Inquirer, ele entrou nos EUA com uma identidade falsa, vindo de Porto Rico.

Ele saiu do Brasil exatamente por ter cometido outro assassinato, em 2018, no Tocantins.