Na manhã desta quinta-feira (7), a Operação El Patron foi deflagrada em Feira de Santana, resultando no desmantelamento de um grupo miliciano envolvido no desmanche de veículos. Após o furto ou roubo, os veículos eram desmontados para a venda de peças no mercado ilegal. A Polícia Federal (PF) divulgou vídeos e fotos de um galpão repleto de peças e equipamentos de veículos, incluindo capôs, pneus, bancos e motores de carros.

O principal alvo da operação é o deputado estadual Binho Galinha (Patriota). Três policiais militares também estão entre os envolvidos, sendo acusados de fazer cobranças violentas e ameaçadoras de valores oriundos de jogos ilícitos [jogo do bicho] e empréstimos a juros excessivos [agiotagem].

A operação inclui o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados, o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

A ação conta com a participação de 200 policiais federais e estaduais, 15 Auditores-Fiscais da Receita Federal e 6 Analistas Tributários. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Força Correicional Integrada da Secretaria de Segurança Pública (Force/Coger/SSP) também estão apoiando a operação.

A investigação teve início após o Ministério Público da Bahia encaminhar um ofício relatando graves ilícitos penais que estariam sendo perpetrados na região.