A alienação parental é uma série de atos praticados por um dos genitores e/ou membros da família, como avós, madrastas, padrastos, tias, tios etc, com o objetivo de interferir no estado psicológico da criança ou adolescente e na sua relação com a outra parte genitora.

Essa prática é muito comum em casos de pais que se divorciaram ou se separaram, e tiveram que reajustar seus modos de vida. O que infelizmente, muitas vezes acontece, é que alguns adultos não conseguem lidar com a nova realidade, criando conflitos e agindo de modo inconsequente, geralmente, para atingir o ex-parceiro(a).

Sendo assim, esquecem que os filhos não devem ser envolvidos nos desafetos dessa relação. O laço com um filho é eterno e deve ser respeitado e validado por ambas as partes.

Tendo essa definição em vista, podemos afirmar que, em suma, a alienação parental é causada quando uma das partes tenta influenciar o seu filho para agir de modo diferente com você, baseando-se em mentiras e difamações contadas por outra(s) pessoa(s).

Mas como identificar essas práticas? Veja 06 sinais que podem indicar que o seu filho esteja sendo vítima de alienação parental.

A alienação acontece quando:

Há uma campanha para lhe desqualificar;

Desvalidam o exercício da sua autoridade parental;

Omitem, de maneira proposital, informações sobre os seus filhos. Por exemplo, eles ficam doentes e não te avisam;

Dificultam o contato entre você e os seus filhos;

Apresentam falsas denúncias contra você para te impedirem de vê-los;

Mudam de domicílio, sem justificativa, para vetar sua convivência.

Desse modo, os seus filhos, manipulados pelas ações acima, podem apresentar os seguintes comportamentos:

Te menosprezar;

Apoiar o alienador em qualquer conflito;

Reproduzir falas ruins sobre você;

Agir de forma estranha quando está ao seu lado.

Outros sinais que podem indicar que os seus filhos podem estar sofrendo com essa ação, se dão a partir dos seguintes sintomas:

Ansiedade;

Depressão;

Medos e pânico;

Dificuldade cognitivas (memória, raciocínio, percepção, atenção…)

É muito importante se atentar a esses sintomas, pois são considerados sinais graves que comprometem a saúde física e psicológica dos seus filhos, prejudicando e alterando o modo como ele age e lida com as atividades individuais e sociais.

Por fim, listamos algumas medidas que podem ser tomadas para manter a segurança do seu filho e da sua relação com ele:

Solicitar uma advertência;

Pedir o pagamento de multa;

Estabelecer um aumento de tempo de convivência entre você e ele;

Solicitar a alteração no regime de guarda vigente;

Pedir a suspensão do poder familiar de quem pratica a alienação parental.

Alertamos que, para que essas medidas sejam executadas com êxito, é de extrema importância que você contrate um advogado especializado em direito de família. Apenas esse profissional poderá lhe oferecer a ajuda necessária, alinhando estratégias específicas para o seu caso.

SulBahia News