Com esse ambiente de deterioração interna, as crises e os erros se acumularam. Lula atacou inimigos fantasiosos, a crise do Pix mostrou uma administração de governo incapaz de reagir às investidas dos inimigos e capitulando sem enfrentar o problema.
A reportagem perguntou a três ministros, um senador, além de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e José Dirceu, figura histórica do PT, sobre os motivos que levaram à queda da popularidade de Lula. Todos citaram a comunicação.
“Se alguma empresa de pesquisa for fazer alguma pergunta para você, você fala bem do governo, que aumenta a popularidade… se você não fala bem, não vai aumentar a popularidade. Brincadeiras à parte, eu quero dizer que quem me conhece, sabe que eu nunca levei definitivamente a sério qualquer pesquisa. Uma pesquisa serve para você estudar, para você saber se tem que mudar de comportamento, se tem que dar atenção, é isso que eu faço”, disse o chefe do Executivo.
Lula ainda garantiu que vai encerrar o terceiro mandato cumprindo todas as promessas que fez durante o período eleitoral.
“O que posso dizer é que tenho mandato até 31 de dezembro de 2026 e eu quero entregar o país que eu prometi, durante a campanha eleitoral, e vou entregar esse país talvez melhor do que eu prometi”, disse o mandatário.
A declaração do presidente ocorre após a pesquisa Datafolha indicar, a queda da aprovação do governo para 24%. Este foi menor índice de aprovação em todos os três mandatos do presidente.