No intuito de combater a disputa de território entre facções criminosas, na região que abrange a circunscrição da Cidade de Ibirapitanga. Na manhã desta quinta, dia 8 de maio, a Polícia Civil de Ibirapitanga, com apoio da Rondesp Sul e PETO da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), deflagrou, a segunda fase da Operação Ibira visando enfraquecer o domínio territorial e a escalada de violência promovida por facções criminosas em Ibirapitanga, no sul da Bahia.

A Polícia Civil divulgou os nomes de suspeitos foragidos, apontados como líderes e operadores do grupo criminoso na cidade: Klebson Ferreira Santos – Vulgo Binho do Bairro Novo ou Palhaço, Juliano da Silva Santos – Vulgo Tai, Luís Fernando Dias dos Santos – Vulgo Lobo ou Coroa, Indivíduo conhecido como Jakutinga, Gustavo – Vulgo Menor, responsável pela área do Bairro Cigano e outros comparsas vindos de cidades como Itacaré, ainda sob investigação.

Os foragidos são acusados de homicídios, tráfico de drogas, extorsões e ameaças que têm forçado moradores a abandonar suas residências. O caso mais recente ocorreu no domingo (4), quando um homem foi morto em via pública após chegar ao município dois dias antes.

A polícia reforça o apelo à população para que colabore com denúncias anônimas, a fim de localizar os criminosos. A operação continua em andamento com o objetivo de restabelecer a segurança na região.

O Setor de Inteligência da PM, juntamente com o Setor de Investigação da DT/Ibirapitanga, trabalhando de maneira harmônica, identificou a chegada de pelo menos 04 (quatro) indivíduos, oriundos de outras Cidades, dentre elas Itacaré, com intuito de reforçar o “poder” da facção que está instalada na sede do Município de Ibirapitanga, pois integrantes da facção rival, instalada nos Distritos de Itamarati e de Travessão iniciaram uma onda de ataques, com disparos de vários projetis de arma de fogo pela Cidade, mais enfaticamente no Bairro Novo, inclusive tendo ceifado a vida de um indivíduo no último domingo (04/05/2025), vítima esta que tinha chegado na sexta-feira a tarde (03/05/2025).