Valença (BA) - Uma montanha de lixo se acumula há três meses no fim da rua da Praça da Malhação, no bairro da Bolívia, em Valença, e a situação tem gerado indignação entre os moradores. A falta de providências da empresa de limpeza pública tem levado a um cenário preocupante, com a proliferação de doenças, moscas e ratos. A semelhança com o antigo aterro do Orobó não é mera coincidência, segundo moradores, que denunciam a omissão das autoridades.

Um morador relatou ter questionado o vereador Benedito da Bolívia sobre a situação, mas afirma que o vereador simplesmente virou as costas, levantando suspeitas sobre uma possível falta de diálogo ou até mesmo de influência política entre o vereador e o gestor. A crítica se volta para a ineficiência da empresa Bio Sanear e o descaso com a saúde e o bem-estar da população.

A montanha de lixo não é apenas um problema estético, mas um grave risco à saúde pública. A proliferação de doenças transmitidas por vetores, como dengue, leptospirose e outras enfermidades, é uma ameaça real e iminente. Os moradores temem pelos impactos na saúde da comunidade, especialmente crianças e idosos, mais vulneráveis a essas doenças.

A população exige uma solução urgente para a situação. A limpeza imediata do local é fundamental, assim como a implementação de um plano eficaz para evitar que essa situação se repita no futuro. A falta de ação por parte das autoridades demonstra a necessidade de uma maior fiscalização, assegurando que os recursos para a limpeza pública sejam devidamente utilizados pela empresa Bio Sanear afim de atender às necessidades da população e garantir o bem-estar coletivo.